terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Fundamentos da Gestão de Viagens Corporativas

Gerenciamento de viagens corporativas é uma função importante e estratégica que vem crescendo cada vez mais no mercado global. Os tópicos abaixo são uma breve introdução aos pontos básicos desta indústria crescente e empolgante.
 
O que é gestão de viagens corporativas? Gerenciamento de viagens corporativas é a prática de ter um programa de gerenciamento de viagens centralizado que direciona e monitora o gasto em viagens e representações. As empresas implementam a gestão dos programas de viagens para ter um maior controle sobre as despesas de viagens e para gerenciar e rastrear seus viajantes de uma maneira mais eficaz.
 
Qual é a importância da gestão de viagens corporativas? A gestão de viagens corporativas está se tornando uma função essencial para empresas que buscam controlar custos e oferecer segurança a seus viajantes. Em todo o mundo, mais e mais empresas estão implementando programas de viagens corporativas para agregar valor à organização das seguintes maneiras:
 
Balancear as necessidades de viagem do funcionário com os objetivos da empresa Maximizar o valor de todo o dinheiro gasto Garantir o controle e acompanhamento de custos Facilitar conformidade com as políticas de viagens corporativas Perceber os savings através dos descontos negociados Diminuir os riscos com uma fonte de informação centralizada sobre os funcionários em viagem. Oferecer confiança e tranqüilidade aos funcionários.
 
O que um gestor de viagens corporativas faz? Gestores de viagens corporativas têm várias responsabilidades ao dirigirem um programa de viagens eficiente que ajuda as empresas a atingirem seus objetivos estratégicos, incluindo: Desenvolver, reforçar e avaliar as políticas de viagens Negociar hotel, transporte aéreo e por terra e contratos de locação de veículos e descontos Monitorar e analisar despesas de viagens de toda a empresa Implementar tecnologias novas Informar viajantes sobre segurança e riscos Gerenciar relações com empresas de gerenciamento de viagens Controlar orçamento de gastos de viagens Prever mudanças na indústria de viagens corporativas Executar programas de gerenciamento de reuniões estratégicas.
 
Onde os gestores de viagens corporativas trabalham? Normalmente, em empresas de médio e grande porte. Porém, com reconhecimento dos programas de gestão de viagens corporativas pelo mercado, pequenas empresas também estão adotando estas práticas pra conter custos e proteger seus funcionários.
* Site da National Business Travel Association: www.nbta.org
e da Associação Brasileira de Gestores de Viagem: www.abgev.org.br
Imprimir essa postagem