quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Profissional de Secretariado Executivo



A secretária é totalmente polivalente, assessora, flexível, pró-ativa, responsável, com bom senso, iniciativa, competência, postura profissional, dinamismo, agente facilitador, com etiqueta pessoal, profissional e tantos outros predicativos. É através deste profissional que decisões são tomadas e muitas situações resolvidas.

  O mercado exige uma formação diferenciada. O profissional tem que ter algo a mais. Por isso, a secretária precisa saber mais de um idioma, ter noções de psicologia, gestão de pessoas, administração, gestão de processos, dentre outros requisitos. Estar em constante aprimoramento, capacitando-se cada vez mais para desempenhar melhor suas funções.

Esses são os elementos básicos que compõem uma Secretária no mundo de hoje, competente ao ponto de saber um pouco de tudo, sempre com suas cartas na manga para qualquer imprevisto. Esse profissional que gerencia a empresa, uma equipe, tem seu importante papel dentro das organizações.

Mas não se enganam pensando " sempre achei que secretária só atende o telefone e anota recados". NÃO!!! Esse papel é do passado. E cada vez mais a secretária multifuncional vem entrando no mercado de trabalho.

Eu digo A profissional, mas não pense que essa profissão é só para mulheres, os homens também podem exercer este cargo. Pois o curso de Secretariado Executivo não precisa necessariamente ser um (a) secretário. Ele oferece outras áreas de atuação, podendo atuar como:
•    Assessor Executivo - sendo a pessoa que executa a participação do processo de decisão;
•    Gestor - exercendo as funções gerenciais nas organizações com a capacidade de planejar, organizar, implantar programas de desenvolvimento;
•    Empreendedor - promove e implanta ideias práticas e inovadoras, possuindo capacidade critica, reflexiva e criativa, ou criando seu próprio negócio;
•    Consultor - analisa criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações (analisando e solucionando problemas).
Imprimir essa postagem