domingo, 30 de outubro de 2011

10 dicas para entrevista de emprego


As entrevistas de trabalho não são fáceis, mas também não são o fim do mundo!
Entendemos que nem todo mundo está à vontade em ir para uma entrevista de emprego, alguns de nós suamos como se estivéssemos no deserto do Sahara, enquanto outros estão tão nervosos que não conseguem manter os pés quietos e alguns têm apagões mentais, que evitam de responder a perguntas que nós sabemos de letra.

Para ajudar você a evitar erros comuns e começar a preparar para suas entrevistas de emprego, temos uma configuração superior 10 pontas da entrevista:

1. Faça uma pesquisa sobre a empresa para a qual você vai ter a entrevista. Procure o site na internet para saber o que eles fazem exatamente, como eles fazem, o tipo de produto ou serviço; olhe para as páginas Sobre Nós e Equipa. Mais do que procurar o site da empresa, procure a empresa em redes sociais. Eles estão no Facebook? No Twitter? Igualmente, procure no Google o nome da empresa, quais são as coisas boas que está sendo dito sobre eles, e também as coisas ruins!


2. Pesquisa pelo o entrevistador também. Olhe  no LinkedIn e perfis do Facebook e no Google, você quer saber se você partilha algum interesse comum ou hobby. Isto pode ajudar a quebrar o gelo!

3. Prepare a sua viagem. Você vai querer chegar 15 minutos antes da hora da entrevista. Procure o melhor percurso, duração da viagem e se dirigir, onde estacionar.

4. Revise a descrição do trabalho. Se você não tem, ou solicite ao agente de recrutamento ou a quem organizou a entrevista para você. Ao revisar a descrição do trabalho selecione 3 tarefas a serem executadas e combine estas com experiência anterior em seu currículo.

5. Vestido para o sucesso! Mesmo que você saiba que o ambiente de escritório da empresa é casual, leve um trage elegante e lembre-se limpar seus sapatos! Se você fuma, mastigue uma chikelet antes de entrar na sala de entrevista. Não use pins ou emblemas associados com o futebol, política ou religião. As senhoras devem evitar o excesso de maquiagem e perfume! Prepare-se para dar a um bom aperto de mão, mas não esmague a mão. As senhoras também!

6. Ouça com atenção as questões que lhe são feitas. Não pule para respondê-las; considere brevemente sua resposta e começe a responder com: “Na minha experiência …”, onde esta pode ser aplicada, é claro!

7. A entrevista é um processo de dois sentidos. Não vá falando sobre toda a sua experiência anterior, responda às perguntas que lhe são feitas de forma concisa e no fim acabe com a pergunta: “Eu me fiz entender?”

8. Tenha uma resposta clara sobre porque você é a pessoa certa para o trabalho. Dê detalhes de experiências, traços de personalidade que você tem e que são necessárias para executar a tarefa. Se você realmente quer o emprego, diga ao entrevistador porque e quanto você quer o trabalho.

9. Tenha preparadas três perguntas a fazer ao entrevistador. Isso mostra que você se preparou para a entrevista e seu interesse no trabalho.

10. No final da entrevista, pergunte quando o candidato adequado vai começar? Isto lhe dará um cronograma sobre o tempo de espera por uma resposta, mas também mostra ao entrevistador que você está realmente interessado no trabalho. Ao dizer adeus ao entrevistador, agradeça a oportunidade que você teve em fazer parte do processo de recrutamento.