segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Entrevista para emprego, cuidado ao se apresentar


A pontualidade é a caraterística diretamente relacionada à disciplina e interesse pessoal. Chegar na hora marcada a um compromisso, social ou profissional, previamente agendado, é uma obrigação. Sem dúvida, haverá julgamento feito à base da pontualidade.

No caso de entrevista para ser selecionado para um trabalho numa empresa, ser pontual é um item imperativo. Deve-se apresentar-se com antecedência de 15 a 20 minutos. Aproveite esse tempo precioso para se fazer conhecer à recepcionista com calma, e esperar relaxadamente no lugar que lhe for indicado.

Tire proveito desse tempo para se acomodar, dar uma olhada no seu visual, checar se algo está fora de lugar (cabelo, gravata, camisa, etc) e conferir os itens inerentes ao encontro (curriculum vitae e documentação pessoal). Tudo deve estar corretamente acomodado e de fácil alcance, numa pasta de boa apresentação, além de uma caneta.

Antes de ser encaminhado até ao local da entrevista, assegure-se de deixar o celular no módulo vibratório, pois poderá acontecer que esteja sendo entrevistado e não deve interromper ou incomodar este momento importante durante a seleção. Interrupções podem afetar raciocínio ou dificultar uma explicação. Este detalhe poderá surtir inclusive efeitos negativos, tirando a concentração necessária. Pode ser encarado como  falta de respeito para com o entrevistador. E vai transmitir desvalorização ao momento.

Ao se apresentar ao interlocutor, comprimente e estenda a mão com firmeza, sem rigidez, nem mão mole, mirando diretamente a outra pessoa diretamente nos olhos.

Espere de pé até ser convidado a sentar-se. Procure acomodar-se na cadeira com as costas eretas, sem exageros, encostando-se no respaldo, ganhando mais segurança.

Aguarde o interlocutor iniciar a entrevista. Procure ser conciso e direto nas respostas. Antes da entrevista, certifique-se de estudar a empresa que você está aspirando trabalhar. Existe possibilidade de carreira, qual a filosofia de marketing, posição no mercado, resultados financeiros, conhecer os nomes do presidente e membros da diretoria. É importante poder identificar-se com a forma de contribuir para o crescimento da empresa, além da razão pela qual está se candidatando desempenhar uma função profissional.

Jamais comente a respeito de empregos anteriores ou empregadores de maneira negativa.

Responda a todas às perguntas sem pressa, sem atropelamento, esse é o único momento no qual está sendo avaliado pessoalmente, face a face.

Dicas importantes para os homens:
1.A presentação pessoal requer: corte de cabelo, barba feita, unhas cortadas e bem limpas;

2.Vista terno de bom corte, com camisa e gravata discretas. Não é um evento social onde poderá valer-se de cores alternativas. Se o perfil da empresa é menos conservador, vista blazer e calça social, sempre com camisa e gravata;

3.Os sapatos engraxados, meias escuras, e cinto combinando;

4.Perfume-se sem exagero. Existem pessoas alérgicas, e o ambiente não pode ficar impregnado pelo aroma do perfume;

5.Jamais calce tênis. A busca de emprego é algo sério. Não se trata de evento social, mesmo numa empresa na área esportiva. Ao ser admitido, saberá identificar o estilo de roupa a vestir.

Dicas importantes para as mulheres:
1.Cabelos penteados, sem extravagância, evite rabo-de-cavalo. Unhas cuidadas, pintadas com cor neutra, ou simplesmente com brilho. Maquie-se discretamente. Não mexa no cabelo durante a conversa;

2.Vista conjunto de saia e blazer, ou calça com blazer. Jamais apresente-se de míni-saia, míni-blusa, ou roupas justas. Assegure-se que está com decote adequado, use pouca joia, o indispensável, seja discreta;

3.Sapatos fechados de salto alto ou médio, sem plataforma. As sandálias são bonitas, mas inadequadas para uma entrevista, assim como as botas;

4.Seja discreta com o perfume;

5.Escolha bolsa que combine com o visual de trabalho, com menos fantasias, sem penduricalhos e brilhos. O tamanho deve ser levado em consideração. Bolsas tipo envelope, ou avantajadas, estão banidas do mundo corporativo.

Ao término da entrevista, agradeça pela oportunidade e ter sido recebido, perguntando quando deve esperar notícias.

Despida-se com sorriso franco, esta será a última venda de imagem diante da possibilidade de ser contratado.

 

Imprimir essa postagem