segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Evolução da Secretária Executiva


Por Juliane 

Nos tempos remotos da era egípcia e da dinastia de Alexandre Magno, os primeiros secretários realizavam principalmente a assessoria direta ao líder. Ao longo dos séculos com a chegada da regulamentação em 1985, o secretário que executava tarefas, datilografava e arquivava passa a ser valorizado pela a sua ampla funcionalidade. Os amplos conhecimentos desde cultura, informática até línguas fazem do secretário, um profissional competente que sempre aproveita as oportunidades para crescer nos negócios empresarias. Suas atividades que antes não exigiam experiência passam a serem cada vez mais valorizadas pelos executivos. Hoje a secretária necessita manter-se constantemente atualizada, isso não só vale para entender o mercado atual, mas porque as suas atividades são geralmente focadas na informação. É ela que vai filtrar coletar e reunir as informações gerais da empresa, por isso a importância de se ter um conhecimento generalizado seja através de artes, costumes, negócios e etc. Como intermediadora entre chefe e funcionário, a secretária necessita ter uma postura adequada no ambiente de trabalho, sendo cordial e solidária com todos, já que ela atende ao telefone, recepciona clientes externos e internos e principalmente assessora o executivo. Vê-se que os aspectos gerais que se tinha da secretária mudou muito, isso ocorreu, principalmente pela luta dos sindicatos de classe em defender e valorizar a nova secretária executiva.