terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Dez dicas para ser mais produtivo



Para ajudar você a trabalhar mais rápido, ou para você orientar seus funcionário a trabalharem mais rápido, temos dez dicas para vocês administrar melhor seu tempo e suas prioridades no dia a dia de trabalho.

Cuidar do físico – Procurar se manter em forma, ter boa alimentação e não descuidar do repouso e lazer.

Controlar o emocional – Para isso, deve-se cultivar o pensamento positivo, sem deixar que seu lado reativo e primitivo, que todos têm, influencie na realização de tarefas e a tomada de decisões.

Manter foco na tarefa – O objetivo é ter a capacidade de se concentrar em uma coisa de cada vez, já que as pessoas podem melhorar as aptidões multitarefas, mas nunca serão tão boas quanto fazendo uma coisa de cada vez.

Definir um objetivo – É manter um propósito em suas ações, pois quando uma tarefa passa a ser algo importante, é preciso aplicar muito mais energia em sua execução.

Trabalhar com ritmo – Assim como atletas, saber balancear esforço e repouso, ou consumo e reposição de energias. Para isso, é sugerido fazer refeições pequenas, várias vezes por dia, e até uma pausa para se recuperar após 90 minutos de trabalho intenso constante. Os especialistas defendem que até dormir um pouco nessa pausa aumenta a produtividade.

Começar pelo mais difícil – Se a tarefa mais complicada for atacada pela manhã, o profissional estará mais descansado e menos distraído e poderá ter um desempenho melhor.

Colocar tudo no papel – Fazer listas de tudo que tem para fazer e também das ideias que tem, definindo qual o resultado que gostaria de obter e qual a próxima ação para avançar. O objetivo é tirar tudo da cabeça e conseguir organizar. De acordo com os autores, a cabeça é para ter ideias e não para armazená-las.

Seguir um ritual – Quando as ações passam a ser rotineiras, as decisões deixam de ser influenciadas pela disposição do profissional, o jeito como está se sentindo, ou por seu ânimo.

Disciplinar a leitura de emails – Os especialistas apontam a checagem constante da caixa de entrada como um perturbador da rotina. Isso porque o profissional pode estar fazendo uma tarefa importante e vai se distrair ao ler uma mensagem. Depois, demora para retomar a concentração no que estava fazendo.
Transformar tarefas em ações – A dica é desmembrar grandes metas da lista de coisas para fazer em pequenas ações, em coisas menores que podem parecer mais fáceis. De preferência com verbos em cada item da lista.
Imprimir essa postagem