Como Fazer Uma Apresentação de 10 Minutos
Por Elsa Regina Justo Giugliani
1) Elaboração do resumo
Uma boa apresentação começa com um bom resumo
- 1 ou 2 frases introdutórias
- Objetivos
- Metodologia
- Resultados
- Conclusões
2) Passos a seguir
a) Elaborar um bom resumo
b) Criar os diapositivos ou retrotransparências
c) Desenvolver a apresentação
3) Conteúdo
Faça com antecedência
Escreva a apresentação
1) Elaboração do resumo
Uma boa apresentação começa com um bom resumo
- 1 ou 2 frases introdutórias
- Objetivos
- Metodologia
- Resultados
- Conclusões
2) Passos a seguir
a) Elaborar um bom resumo
b) Criar os diapositivos ou retrotransparências
c) Desenvolver a apresentação
3) Conteúdo
Faça com antecedência
Escreva a apresentação
Introdução: 1 ou 2 diapositivos
“O que me fez pensar no assunto?”
Objetivos (Hipóteses): 1 diapositivo
“Por que eu fiz a pesquisa?”
Material e Métodos: 1 a 3 diapositivos
“Como eu fiz a pesquisa?”
. Delineamento
. Descrição da população: seleção, critérios de inclusão e exclusão, características
. Métodos
Resultados: 3 a 4 diapositivos
“O que eu encontrei?”
. Procure uniformizar a apresentação dos resultados
Conclusões: 1 a 2 diapositivos
“O que eu aprendi?”
. Devem estar relacionadas aos objetivos
. Concluir apenas o que apresentou
Tópicos Opcionais
. Significância do estudo: 1 diapositivo
. Recomendações: 1 diapositivo
4) Elaboração dos diapositivos
. Faça os diapositivos após escrever a apresentação
. Calcule 1 diapositivo por minuto
. Use formato horizontal
. Inclua o título
. Use letras minúsculas, exceto o título
. Não use letras pequenas demais
. Não polua o diapositivo. Utilize no máximo 7 linhas e 7 palavras por linha
. Evite abreviações
. Em tabelas de 2 colunas, use no máximo 4 linhas; de 3 colunas, 3 linhas
. Refaça tabelas publicadas, se inadequadas
. Em gráficos de barra, use no máximo 8 barras por diapositivo
. Se for mostrar dados de outros autores, coloque a referência
“O que me fez pensar no assunto?”
Objetivos (Hipóteses): 1 diapositivo
“Por que eu fiz a pesquisa?”
Material e Métodos: 1 a 3 diapositivos
“Como eu fiz a pesquisa?”
. Delineamento
. Descrição da população: seleção, critérios de inclusão e exclusão, características
. Métodos
Resultados: 3 a 4 diapositivos
“O que eu encontrei?”
. Procure uniformizar a apresentação dos resultados
Conclusões: 1 a 2 diapositivos
“O que eu aprendi?”
. Devem estar relacionadas aos objetivos
. Concluir apenas o que apresentou
Tópicos Opcionais
. Significância do estudo: 1 diapositivo
. Recomendações: 1 diapositivo
4) Elaboração dos diapositivos
. Faça os diapositivos após escrever a apresentação
. Calcule 1 diapositivo por minuto
. Use formato horizontal
. Inclua o título
. Use letras minúsculas, exceto o título
. Não use letras pequenas demais
. Não polua o diapositivo. Utilize no máximo 7 linhas e 7 palavras por linha
. Evite abreviações
. Em tabelas de 2 colunas, use no máximo 4 linhas; de 3 colunas, 3 linhas
. Refaça tabelas publicadas, se inadequadas
. Em gráficos de barra, use no máximo 8 barras por diapositivo
. Se for mostrar dados de outros autores, coloque a referência
5) Treinamento prévio . Reserve nove minutos e meio . Treine primeiro sozinho, depois com outros 6) Algumas dicas para a hora da apresentação . Fale olhando para a platéia . Fale devagar . Aponte para os diapositivos para orientar a platéia . Use as mesmas palavras dos diapositivos . Nos diapositivos de gráficos, sempre indique o que significam . Não distraia a platéia ( não acenda as luzes, fixe o apontador, inclua somente o necessário nos diapositivos, não aponte erros nos diapositivos ) . Dê um fecho para a apresentação; agradeça . Tente responder as perguntas 7) Referência Bibliográfica GARSON Jr et al. The 10-minute talk: Organization, slides, writing and delivery. American Heart Association l986: l93-203 |